A irresistível torta de frutas vermelhas

A massa é crocante, o recheio é de creme de baunilha e a cobertura tem o leve azedinho das frutas vermelhas. Quase uma obra-de-arte! Foto: Tammy de Andrade

Amora-preta, morangos, blueberry, cassis, framboesa, uva, todas essas frutas vermelhas, comuns nas regiões de clima temperado, em geral são muito delicadas e não duram muito tempo, mas são ingredientes que fazem toda a diferença em sobremesas como bolos, sorvetes, mousses, coulis, geleias e essa irresistível torta de frutas vermelhas.

Com uma massa fina e crocante (que desmancha na boca), recheio de creme de baunilha e cobertura de frutas vermelhas frescas essa torta é um show. O toque final nesta receita fica por conta do gel de brilho, praticamente um “verniz comestível” que dá o acabamento sobre as frutas.

Ingredientes massa:
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de açúcar
125 gramas de manteiga sem sal (*en pommade)
1 ovo
1 pitada de sal
Frainha de trigo para polvilhar

Modo de preparo:
Peneire juntos a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Acrescente a manteiga e o ovo e amasse com delicadeza apenas até formar uma massa. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos. Abra a massa numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha e modele nas formas com fundo removível.

Ingredientes creme de baunilha:
4 gemas
80 gramas de açúcar
40 gramas de amido de milho
500 ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha ou 1/2 fava de baunilha

Modo de preparo:
Bata as gemas com o açúcar e o amido de milho até obter uma mistura cremosa. Numa panela, ferva o leite com a baunilha. Incorpore o leite aos poucos (se usar as favas de baunilha, retire-as) à mistura de gemas, mexendo sempre. Volte a mistura à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar de leve. Retire da panela e deixe esfriar antes de rechear.

Ingredientes e modo de preparo da cobertura:
Frutas vermelhas de sua preferência, devidamente higienizadas e secas. Finalize pincelando levemente geleia de brilho sobre as frutas.

* en pommade, manteiga com a textura de pomada. Deixe a manteiga fora da geladeira antes de começar o preparo, para amolecer, e misture a quantidade de manteiga com um garfo para deixar na textura correta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s