Crepe de alcachofra

Com ingredientes simples e fácil de fazer, o crepe de alcachofra é uma boa pedida para as festas de fim de ano dos brasileiros. O prato leva a flor típica de Piedade, na região de Sorocaba, interior de São Paulo. A cidade é responsável por 90% da produção nacional da planta, que possui vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Em formato de trouxinha, a receita do crepe foi adaptada pela chef Tammy de Andrade a partir da massa de panqueca. “Todo mundo tem seu jeitinho de fazer a massa, mas, para o crepe, ela deve ficar bem fininha”, revela.

O recheio mistura fundo de alcachofra e molho bechamel e ganha um toque especial com noz moscada, orégano e uma pitada de caldo de frango. Segundo a chef, a flor pode ser comprada in natura ou em pedaços congelados. Por causa do excesso de azeite, a conserva não é recomendada, mas, em último caso, também pode ser usada.

Apesar de quente, o prato pode ser servido com salada. Tammy indica as folhas verdes, o pepino japonês e o tomate cereja como acompanhamentos. Para enfeitar e dar um sabor a mais, a chef decorou o prato com capuchinhas – flores comestíveis ricas em vitamina C.

Após o cozimento da alcachofra, a receita fica pronta em poucos minutos e rende até quatro porções. Confira o passo a passo:

Massa:
1 ovo
100 g de farinha
300 ml de leite
30 ml de azeite
1 pitada de sal

Bata tudo em um liquidificador e frite a massa em uma frigideira com um pouco de óleo, como se fosse fazer panqueca. A massa deve ficar bem fina para ressaltar o sabor do recheio.

 

Fundo da alcachofra
Caso não encontre o fundo da alcachofra congelado, compre a flor in natura e lave bem as pétalas em água corrente. Corte a flor ao meio com uma faca e retire os espinhos com a ponta de uma faca pequena. Cozinhe em uma panela de pressão por 5 minutos com 1/2 copo de água, sal, azeite e salsinha.

 

 

 

Molho bechamel
200 ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada em pó
1 pitada de caldo de frango

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo até ferver.

 

Recheio
2 fundos de alcachofra cozidos e picados
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de queijo

Junte todos os ingredientes a uma xícara de molho bechamel, misture bem e leve ao fogo.

 

Para amarrar
Para evitar que a cebolinha se quebre na hora de amarrar a trouxinha, ferva um pouco de água em uma panela. Jogue as cebolinhas inteiras e deixe na água quente por 30 segundos. Retire com uma escumadeira e jogue em um recipiente com água gelada por alguns segundos. Esprema de uma ponta a outra para retirar o excesso de água.

Coloque um pouco de recheio no meio da massa aberta. Junte as bordas da massa e feche em formato de trouxinha.

 

Montagem
Amarre com a cebolinha e corte as pontas. A chef sugere que o crepe seja servido com salada de folhas verdes, pepino japonês, tomate cereja e capuchinha (a flor laranja).

 

 

 

 

 

Por Tássia Lima, do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s