Enjoou de bacalhau? Que tal um robalo à Gomes de Sá?

O robalo é uma alternativa mais barata em relação ao tradicional bacalhau. Foto: Eric Mantuan/G1

Tradicional na mesa dos brasileiros pelo menos uma vez por ano, o bacalhau é um peixe caro e que não agrada a todos, especialmente os mais jovens. Para variar o cardápio da Sexta-feira Santa, o G1 procurou a chef Tammy de Andrade, que sugeriu substituir o bacalhau pelo robalo e manter a conhecida receita à Gomes de Sá.

“O robalo não é barato, mas é praticamente a metade do preço do bacalhau. É possível encontrá-lo por cerca de R$ 30 o quilo”, afirma. Segundo Tammy, o peixe está em evidência devido à novela Fina Estampa, que terminou em março. “De tanto a personagem Tereza Cristina falar do robalo, os clientes passaram a pedi-lo”, conta.

O robalo vive em águas salgadas e geladas, e grande parte da safra vem do Chile. Já o prato foi criado em Portugal, no final do século XIX, por José Luís Gomes de Sá, cozinheiro de um restaurante de Porto. Regado com muito azeite, o robalo à Gomes de Sá é cozido, selado e assado antes de ir para o prato. A receita ainda leva batata, pimentão, ovos e azeitonas – como manda a tradição. Confira o passo a passo.

Ingredientes:
400 g de robalo em filé
4 folhas de louro
Água

 

 

 

 

 

400 ml de azeite
30 gramas de salsinha picada
Sal
Pimenta do reino

 

 

 

 

 

300 g de cebola descascada e cortada em gomos
Pimentões vermelhos e amarelos cortados em tiras finas
2 dentes de alho picados

 

 

 

 

 

400 g de batas descascadas e cortadas em gomos

 

 

 

 

 

 

 

4 ovos cozidos e descascados
200 g de azeitonas pretas sem caroço

 

 

 

 

 

 

Modo de preparo:
Esquente uma panela com água e coloque as folhas de louro. Acrescente o peixe e deixe cozinhar por cinco minutos. ATENÇÃO: a água NÃO deve ferver. Retire o peixe e reserve. Cozinhe as batatas no mesmo líquido que cozinhou o peixe. Se necessário, acrescente mais água. Quando as batatas estiverem no ponto, escorra e reserve.

 

 

 

 

Refogue a cebola e o alho em 200 ml de azeite até que fiquem bem dourados. Acrescente o pimentão e mexa um pouco mais. Abra um espaço no meio da panela e coloque o peixe cuidadosamente. Deixe fritar por 30 segundos, vire do outro lado e deixe por mais 30 segundos. Tome cuidado para que o peixe não desmanche. Distribua os ingredientes refogados, o peixe e as batatas em um refratário de vidro. Acrescente as azeitonas.

 

 

 

 

Abuse do azeite para dar sabor ao prato e leve ao forno para dourar por cerca de 30 minutos.Retire do forno, arrume os filés no prato e decore com os ovos cortados em gomos.

 

 

 

 

 

Salpique a salsinha e está pronto para servir!

 

 

 

 

 

 

Por Tássia Lima, do G1 Sorocaba e Jundiaí

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s