Torta Suíça de chocolate

Uma receita típica da região Sul do país, essa torta de chocolate é deliciosa e uma ótima opção de sobremesa. Aliás, é bem difícil alguma receita que tenha chocolate ficar ruim. Na verdade, desde sua origem na época do astecas em 1.500 a.C, o chocolate vem acompanhado de ótima reputação, ele era conhecido como o “alimento dos deuses”.

O irresistível xocolat (como era chamado pelos astecas) conquistou o mundo e em cada lugar por onde chegou recebeu adaptações e elementos foram sendo agregados para valorizar ainda mais o seu sabor, como o leite, especiarias, açúcar, etc.

Mas quem realmente transformou o chocolate no que ele é hoje foram os holandeses, que desenvolveram técnicas para prensar e extrair a manteiga do cacau. Essa massa era transformada em pó para dissolver na água facilitando a produção da bebida, e com a manteiga surgiram as primeiras barras de chocolate, conhecidas até hoje no mundo todo.

Ingredientes:
8 gemas
8 claras em neve
200 gramas de manteiga
250 gramas de açúcar refinado
50 gramas de cacau em pó peneirado
80 gramas de chocolate em pó
80 gramas de chocolate meio amargo derretido
70 gramas chocolate ao leite derretido
30 gramas de farinha de trigo
20 ml de rum
5 ml de essência de baunilha
10 gramas de gelatina incolor sem sabor

Modo de preparo:
Bater as gemas com a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Acrescente o cacau, o chocolate em pó e bater bem. Adicione a essência, o rum e os chocolates derretidos. Acrescente um pouco das claras em neve misturando delicadamente. Junte aos poucos o restante das claras. Dividir a massa em partes iguais. Numa delas acrescente a farinha de trigo e coloque em uma forma untada de fundo falso. leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até esteja firme.

Quando estiver assada a primeira massa, misture a gelatina hidratada em duas colheres de sopa de água fria e dissolvida em banho-maria na outra parte da massa. Coloque a mistura por cima da massa já assada e fria, que deve ainda estar dentro da forma (preferencialmente forma com fundo removível). Leve para gelar por cerca de 6 horas.

Desenforme e decore com raspas de chocolate e açúcar de confeiteiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s