Medalhão de filé-mignon ao molho de gorgonzola

Medalhão de filé-mignon ao molho de gorgonzola. Foto: Tammy de Andrade

O filé-mignon é um corte de carne bovina extremamente macio, tenro e suculento, ideal para bifes altos, como é o caso do medalhão (que tem cerca de 100 gramas). O mignon é o tipo de carne que sempre pede um bom molho para acompanhar, nesta receita escolhemos o molho de queijo gorgonzola, que possui um sabor forte e marcante, mas que é suavizado com a mistura do creme-de-leite e do vinho tinto seco.

Para garantir uma carne suculenta utilizamos nesta receita o processo chamado selar, que significa fechar toda a superfície da carne, sem furá-la, para que seu suco não seja perdido. Ou seja, a panela ou frigideira devem estar com pouco óleo e bem quente no fogo, em seguida adiciona a carne e deixe selando SEM mexer até que fique no ponto. Em seguida vira a carne do outro lado. Com a ajuda de uma pinça sele inclusive as laterais. Esse processo garante que o bife não fique “borrachudo e seco”.

Ingredientes. Foto: Tammy de Andrade

Ingredientes:
2 medalhões de filé-mignon (250 gramas)
1 cebola em cubos pequenos
150 ml de creme de leite
50 gramas de queijo gorgonzola
50 ml de vinho tinto seco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite para saltear a gosto

Modo de preparo:

Sele de todos os lados. Foto: Tammy de Andrade

Tempere o medalhão com sal e pimenta-do-reino. Aqueça o azeite numa frigideira ou panela, em fogo alto, e sele o medalhão em todos os lados com a ajuda de uma pinça de cozinha, sem furar a carne. Quando estiver no ponto reserve a carne num recipiente e cubra com papel alumínio para não esfriar e ressecar.

 

 

 

Depois de selado, reserve e cubra com papel alumínio. Foto: Tammy de Andrade

É normal que a panela fique com aparência de queimado em seu fundo. Nessa mesma panela em que selou a carne acrescente a cebola com um pouco mais de azeite e mexa bem, soltando o queimado do fundo. Ele vai dar um sabor especial ao molho. Adicione o vinho e deixe reduzir por alguns minutos, depois acrescente o creme de leite, o queijo gorgonzola e acerte o tempero do sal se necessário. Sirva o molho sobre o medalhão de filé-mignon.

 

 

 

 

 

Cubra a carne com o molho de gorgonzola e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Harmoniza bem com uma taça de vinho tinto. Foto: Tammy de Andrade

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s