A temporada do caqui!

Harumaki de caqui com doce-de-leite acompanhado de sorvete de creme

Até o final de maio é possível encontrar no mercado essa fruta que possui uma cor intensa e aparência interna gelatinosa. O caqui concentra uma boa quantidade de vitamina A e vitaminas do complexo B e C, seu teor de açúcar varia entre 14% e 18%, superando a maioria das frutas do quesito doçura.

O município de Itatiba é um importante produtor que se destaca nesse mercado. Na região de Sorocaba, o município de Piedade é um dos principais produtores de caqui do país, especialmente do tipo Fuyu. De 18 a 20 de maio a cidade realiza a 12a Festa do Caqui Fuyu, em comemoração ao aniversário de 172 anos da cidade.

Nesta receita da chef Kimiko Mizuno, do restaurante Estação Boca do Monte, o conhecido rolinho primavera, da cozinha oriental, se transforma em sobremesa. Um delicioso recheio de lascas finas de caqui com uma generosa porção de doce-de-leite compõem o harumaki doce. O sorvete de creme e o chocolate derretido finalizam esta sobremesa que possui um sabor incrível. Vale a pena  experimentar.

Harumaki de caqui (rolinho primavera)
Ingredientes:
2 caquis cortados em fatias finas (sem casca)
1 pacote de folhas de harumaki (vendido em casas de produtos orientais)
QB doce-de-leite
QB água para selar o harumaki

Modo de preparo:
Rechear o harumaki com uma colher de sobremesa de fatias de caqui e colocar sobre elas uma colher de doce-de-leite. O recheio deve estar bem centralizado e a folha de harumaki deve estar posicionada com a ponta para baixo. Molhe as extremidades da folha de harumaki com os dedos e comece fechando de baixo para cima. Em seguida, as laterais, sempre pincelando água com os dedos para que a massa não se desgrude. Por fim, vá enrolando o rolinho de baixo para cima. E molhe a última ponta do quadrado para finalizar e garantir que a massa não vai se desgrudar.

Fritar em óleo quente na frigideira até ficar dourado. Servir quente acompanhado de sorvete de creme decorado com um fio de chocolate derretido sobre a sobremesa.

QB = quanto baste

 


 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s