Fondue de queijo

Além de pão italiano, tomate cereja, queijo provolone, champignon, brócolis cozido e até goiabada em cubos podem acompanhar a receita de fondue de queijo. Foto: Divulgação

Fondue é proveniente da palavra fondre, que significa derreter em francês. A receita é de origem suíça e conta com queijos gruyère e emmental em sua receita original, criada em meio à Segunda Guerra Mundial. Os produtores de leite e queijo que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades durante as batalhas da guerra e utilizavam os restos de queijo de suas produções para sobrevivência. Aqueciam numa panelinha até derreter e saboreavam a receita com pedaços de pão.

Dizem que a receita ganhou fama nos anos 50 num restaurante em Nova York quando um chef decidiu implementar o fondue no cardápio e ainda criou a versão sobremesa, de chocolate. Existe muita lenda sobre a verdadeira história do fondue e de seus criadores, mas o fato é que a receita é a cara do inverno. Seja de queijo, carne ou chocolate é uma delícia apreciar tomando um bom vinho, especialmente na companhia de amigos. A receita abaixo foi gentilmente cedida pelo chef Gustavo Piffer, do Indaiá Restaurante, de Itapema (SC).

Fondue de queijo
Ingredientes:

200g de queijo gruyère
300g de queijo estepe ou emmental
1 dente de alho
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de amido de milho
1 cálice de conhaque (20 ml) (opcional)
3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)

Modo de preparo:
Rale os queijos no ralador ou processador. Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque. Adicione a noz-moscada a este líquido. Passe o alho nos lados e fundo da panela. Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo. Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura. Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura.

Sirva, preferencialmente, com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde que tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo. Tomate cereja, queijo provolone, champignon, brócolis cozido e até goiabada em cubos também podem ser utilizados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s