Torta Caprese com castanhas-de-caju

Torta Caprese com castanha-de-caju. Foto: Letícia Akemi

 

Esta deliciosa sobremesa criada pelo chef Enzo Ambrosetti, professor de gastronomia do Centro Europeu, de Curitiba (PR), parece uma obra de arte.  Esta receita de torta de chocolate com castanhas-de-caju, nomeada pelo chef como Torta Caprese, realmente dá água na boca.

“Chegando ao Brasil, saí em busca de novos ingredientes. Deparei-me com uma variedade imensa de novas possibilidades até mesmo para pratos clássicos italianos. Na Torta Caprese, substituo as amêndoas por uma das mais conhecidas castanhas brasileiras: a castanha-de-caju”, comenta Ambrosetti. Segundo ele, a nossa castanha é rica em sabor e tem um custo benefício muito grande em relação aos produtos importados, além de possibilitar um ótimo resultado em sabor, fragrância e apresentação.

Experimente fazer em casa. Na hora de decorar é só usar a criatividade, o chef decorou a sobremesa com cerejas , calda de frutas vermelhas, hortelã e serviu com uma generosa bola de sorvete de creme. Confira a receita:

Ingredientes para a torta:
350 gramas de chocolate em barra (meio amargo)
350 gramas de castanha de caju
6 ovos
200 gramas de manteiga derretida
180 gramas de açúcar
1 xícara de café amargo
150 gramas de cacau em pó

Ingredientes para a calda de chocolate:
250 gramas de cacau em pó
500 ml de creme de leite
1 xícara de café
150 gramas de açúcar

Modo de preparo:
Corte o chocolate em pedaços pequenos e passe a castanha de caju rapidamente em um processador, sem deixar virar farinha. Misture as gemas e o açúcar até que fique homogêneo e, na sequência, adicione a castanha de caju, o chocolate em pedaços, manteiga derretida e café. Mexa bem.

Bata as claras em neve em consistência firme e acrescente ao restante dos ingredientes. Adicione o cacau em pó. Aqueça o forno a 180ºC graus e asse a massa durante 25 minutos.

Modo de preparo da calda de chocolate:
Para fazer a calda, misture o creme de leite, café, cacau em pó e açúcar. Coloque em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar.

Dica do chef:
A massa pode ser assada em porções individuais ou em uma forma grande. Além disso, a torta pode ser acompanhada por sorvete de sua preferência.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s