Torta de Dobos

Torta de Dobos. Foto: © Catherine Karnow/Corbis

A torta de Dobos é uma receita típica da Hungria, do século XIX, que recebeu esse nome em homenagem ao mestre confeiteiro húngaro József C.Dobos. Na verdade a torta é um bolo com seis finas camadas de massa, intercaladas com creme de chocolate e um acabamento com caramelo fino, liso e crocante.

A torta de Dobos é tão famosa que em Budapeste, capital da Hungria, existe um museu chamado Dobos Gastronomy. No local é possível aprender as técnicas de József Dobos. No café do museu dá pra saborear o bolo real da receita original.

 

Ingredientes:
Recheio:
240 gramas de açúcar
120 ml de água
145 gramas de gema
15 ml de essência de baunilha
45 ml de rum
50 gramas de chocolate amargo em pó
575 gramas de manteiga sem sal

Bolo:
290 gramas de manteiga
180 gramas de açúcar
200 gramas de ovos
180 gramas de farinha de trigo
3 gramas de sal
7 ml de essência de baunilha
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

Cobertura:
160 gramas de açúcar
60 ml de água

Modo de preparo:
Recheio:
Numa panela em fogo brando, misture o açúcar e a água. Mexa até o açúcar dissolver. Pare de mexer, aumente o fogo para médio e deixe ferver até ficar em ponto de bala mole. Reserve.
Numa batedeira, bata as gemas até ficarem esbranquiçadas e volumosas. Sem para de bater, despeje a calda quente em fio sobre as gemas. Continue a bater até a mistura ficar em temperatura ambiente e formar um creme fofo. Misture a essência de baunilha, o rum e o chocolate amargo em pó. Vá juntando a manteiga em temperatura ambiente em pedacinhos, batendo até incorporar

Bolo:
Numa batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar, até ficar cremoso. Junte os ovos um a um e incorpore. Desligue a batedeira e peneire sobre a massa a farinha de trigo, o sal e a essência de baunilha. Mexa até obter uma massa lisa e firme. Reserve.

Unte e enfarinhe uma forma para pizza de cerca de 25 cm de diâmetro e espalhe 2 colheres de sopa cheias de massa. Após assar, desgrude a massa da forma com a ajuda de uma espátula e coloque sobre papel-manteiga. Limpe o fundo da forma com toalhas de papel e vá repetindo a procedimento até assar tudo. Reserve.

Cobertura:
Numa panela em fogo médio, cozinhe o açúcar com a água sem mexer, até formar um caramelo.

Montagem:
Primeiro, escolha o disco de massa mais bonito e espalhe a cobertura de caramelo. Com uma faca untada de manteiga marque 10 fatias. Reserve.

Coloque um disco de massa sobre um prato redondo e espalhe um pouco do recheio, formando uma camada de 2mm de espessura. Cubra com outro disco de massa, coloque o recheio e continue alternando as camadas. Com o auxílio de uma faca, vá alisando a lateral da borda, retirando o excesso de recheio. Use o disco caramelizado para cobrir. Utilize o restante do recheio para decorar a lateral da torta. Guarde na geladeira até a hora de servir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s