Galinhada Santa Ana

O Melhor PF do Brasil ficou para a Galinhada Santa Ana, de São Paulo (SP). Foto: Divulgação

 

A Galinhada do Santa Ana Bistrô, de São Paulo (SP), ganhou o concurso de Melhor PF do Brasil. O concurso, promovido pela Ticket, movimentou restaurantes de todo o País. A receita vencedora é da chef Elaine Sá, que criou um prato tipicamente brasileiro. A galinhada é composta por coxas de frango, quiabo, arroz, milho cozido e diversos temperos que encantaram os jurados.

Em segundo lugar ficou o restaurante Ponto X, de Pedreiras (MA), com a receita de peixe crocante. Em terceiro lugar foi a vez do restaurante Santa Receita, de São Paulo (SP), com o nhoque de quiabo com confit de coxa e sobrecoxa de frango com cebola, melaço
de cana e castanha de caju.

A comissão julgadora era formada por Ana Luiza Trajano, curadora do evento e chef do restaurante Brasil a Gosto; Maria Fernanda Cordeiro, diretora de Rede de Afiliados da Ticket; Felipe Vianna, coordenador de Desenvolvimento do curso de Gastronomia do Senac; Lucas Medina, docente do curso superior de Gastronomia do Senac; Marina Macedo, coordenadora da Equipe de Chefs Consultores da Perdigão e Alan Banas, diretor da revista Cozinha Profissional.

Confira abaixo a receita da Galinhada Santa Ana:

Ingredientes:
4 coxas médias de frango
2 xícaras de chá de arroz
6 xícaras de chá de água fervente
1 cebola média cortada em tiras
1 colhere de sopa de manteiga
1 tablete de caldo de galinha
4 colheres de azeite

Ingredientes para o acompanhamento:
1 ramo de alecrim fresco
1 pimentão vermelho picado em cubos
1 tomate maduro sem pele picado em cubos
1 lata de milho verde escorrido
2 colheres de sopa de salsinha picada grosseiramente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 quilo de quiabo
1 espiga de milho cozida e cortada em rodelas grandes para decorar

Modo de preparo:
Numa panela média coloque a manteiga e o azeite. Acrescente a cebola em tiras e mexa até que fique dourada. Adicione o frango e o alecrim e refoque até que o frango fique bem moreno. Finalize-o no forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.

Na mesma panela onde refogou o frango acrescente o arroz. Depois de fritar o arroz por cerca de 1 minuto, adicione o pimentão, o milho verde escorrido, o tomate, o caldo de galinha e a salsinha. Acrescente a água fervente. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Deixe a água secar em fogo baixo.

Para o quiabo, lave-os bem, seque e corte a ponta grossa. Corte em rodelas grossas e frite no azeite com um pouco de sal.

A montagem do prato deve ser da seguinte forma: sirva a galinhada delicadamente com a coxa de frango sobre o arroz. Decore com o quiabo frito e o milho cozido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s