Pão marroquino

Pão Marroquino. Foto: © the food passionates/Corbis

Marrocos é o país que mais consome pão em todo o  mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, enquanto o consumo do pão no Brasil tem uma média de 33 a 40 kg por habitante, ocupando a décima colocação mundial, o Marrocos possui um consumo médio de 100 kg por habitante e lidera o ranking. Em segundo lugar fica o Chile (95 kg), em seguida Argentina (70 Kg), Itália (70 Kg), Uruguai (55 Kg), França (53 Kg), Inglaterra (45 Kg) e México (40 kg).

Tradicionalmente, em sua maioria, os pães no Marrocos são chatos, semelhantes aos nossos conhecidos pães sírios. A receita abaixo é da chef Maria Ângela Severino, professora de panificação e gastronomia contemporânea da Universidade de Sorocaba (UNISO) e da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Ingredientes:
170 ml de água
10 gramas de fermento biológico
75 gramas de semolina fina
150 gramas de farinha de trigo
25 gramas de farinha integral fina
5 gramas de sal
5 gramas de açúcar
5 gramas de gergelim branco
5 gramas de semente de erva-doce

Modo de preparo:
Comece peneirando e misturando as farinhas. Misture o fermento biológico no açúcar, mexa bem e adicione às farinhas. Reserve o gergelim branco e as sementes de erva-doce para o final. Por fim vá adicionando a água aos poucos (não há necessidade de adicionar toda a água) até obter uma massa levemente úmida. Comece a sovar por aproximadamente 10 minutos até que a massa esteja lisa e homogênea. Reserve. Cubra o recipiente com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Após a massa descansar porcione bolinhas de 50 gramas e comece a “bolear” a massa, finalize achatando as mesmas. Antes de ir ao forno, pincele um pouco de água sobre o pão e polvilhe o gergelim branco com a erva-doce  e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou menos, até que o pão cresca e fique dourado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s