Torta Holandesa

A deliciosa Torta Holandesa da Dona Cida. Foto: Tammy de Andrade

 

Cida Mathez sempre foi uma expert na cozinha. Desde cedo já se atrevia misturando ingredientes e amava experimentar pratos novos quando recebia visitas em sua casa. Para aumentar a renda, fazia tortas salgadas e doces para a filha vender no trabalho. O sucesso foi garantido. A sua Torta Holandesa fazia a alegria das vendas e era disputada a tapa.

Decidiu estudar e aperfeiçoar ainda mais seu conhecimento técnico na área de nutrição e dietética. Hoje, Cida é chef de cozinha. A informalidade ficou para trás. O foco agora está na cozinha industrial de restaurantes, hoteis ou hospitais, mas sem abandonar as tortas. Confira o passo-a-passo desta deliciosa receita!

Primeira etapa do recheio. Foto: Tammy de Andrade

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 gemas
2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
2 colheres de sopa de água
3 claras batido em neve
1 lata de creme de leite
200 g de chocolate meio-amargo
12 bolachas maisena
12 bolachas calipso

Modo de fazer:
Numa panela misture o leite condensado, leite comum, gemas. Misture, de preferência, com um fouet. Leve ao fogo até pegar consistência. Hidrate a gelatina na água, leve por alguns segundos no microondas e acrescente ao creme, misture bem e deixe esfriar um pouco. Reserve. Bata as claras em neve e misture levemente ao creme com um pão-duro.

Montagem. Foto: Tammy de Andrade

Montagem:
Forre uma forma de aro removível com filme plástico, coloque as bolachas maisena no fundo e a bolacha calipso ao redor (ou bolacha tipo tortinha, como na foto ao lado). Coloque o creme, aos poucos, e leve ao freezer por aproximadamente 3 horas.

 

 

 

 

Finalizando a Torta Holandesa. Foto: Tammy de Andrade

Aqueça o creme de leite em banho-maria e coloque o chocolate meio-amargo em pedaços, misture até derreter por completo. De preferência, resfrie por meia hora. Após esse tempo, retire o creme do freezer, coloque o chocolate derretido por cima. Cubra com filme plástico novamente e retorne ao freezer por mais 2 horas ou de um dia para outro.

 

 

 

 

Hora de sair do regime! Foto: Tammy de Andrade

Dica da chef: Tire o filme plástico que fica embaixo da torta com ela ainda congelada, coloque numa travessa (ou num prato grande) e deixe 30 minutos na geladeira antes de servir.

 

 

 

 

 

 

Observação: É possível notar nas fotos que o Bem feitinho fez duas vezes essa receita. A primeira, com bolacha tipo tortinha, uma opção bem mais econômica para o seu bolso. A segunda, com bolacha Calipso. Das duas formas o resultado fica delicioso, mas com a bolacha Calipso o resultado final foi mais satisfatório.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s