Talharim com açafrão ao molho Alfredo

Talharim de açafrão ao molho Alfredo. Foto: © the food passionates/Corbis

Dia 25 de outubro é o Dia do Macarrão! O primeiro Congresso Mundial de Macarrão foi realizado na Itália, maior produtor, exportador e consumidor per capita de macarrão do mundo. O evento foi realizado no dia 25 de outubro de 1995 na cidade de Roma. Por essa razão, a data é lembrada em vários países, inclusive no Brasil. Segundo dados da International Pasta Organization (IPO), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de macarrão, 1,3 milhão de toneladas foram produzidas só em 2011. O país fica atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. A média brasileira de consumo é de 6,4 quilos de massa por habitante no ano.

E se você já quer garantir uma receita pra comemorar o Dia do Macarrão hoje ou no domingo em família, confira abaixo uma deliciosa receita de talharim com açafrão ao molho Alfredo, do chef Davi Furigo de Melo, da Paladares.

Ingredientes da massa:
15 ml de azeite extra virgem
10 gramas de açafrão da terra ou 1 colher de sopa
1 kg de farinha de trigo
7 a 10 unidades de ovos
Sal a gosto

Modo de preparo:
Disponha a farinha num recipiente fundo e tempere com o açafrão, o sal e o azeite. Adicione os ovos aos poucos e misture com as pontas dos dedos até a farinha absorver a umidade. A massa fica inicialemnte com uma aparência de farofa. Caso fique muito úmida, não utilize todos os ovos da receita. Cubra a massa com um filme plástico para não ressecar e descanse por 30 minutos.

Abra repetidamente a massa até obter uma coloração amarela e uma textura lisa e homogênea. Utilize rolo de massas, cilindro manual ou cilindro elétrico. Com a ajuda de uma faca corte a massa no formato de talharim. Cozinhe em água fervente numa panela com 5 litros de água por aproximadamente 5 minutos.

Ingredientes molho:
500 ml de creme de leite fresco
500 gramas de talharim
100 gramas de manteiga sem sal
Pimenta-do-reino a gosto
200 gramas de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça a manteiga, adicione o creme de leite e reduza até o ponto levemente cremoso. Retire a preparação do fogo e acrescente o queijo parmesão. Corrija o tempero. Sirva o molho quente sobre o talharim cozido e pronto! Para decorar o prato, polvilhe sobre o molho salsinha picadinha e folhas de manjericão.

Feliz Dia do Macarrão pra você! Mangiare!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s