Pão Branco e Grissini

Cesta de pães fabricados na padaria do Tavares - Restaurante, Empório e Café, em São Paulo (SP). Foto: Divulgação

De olho naqueles que buscam a comidinha trivial do dia-a-dia, daquelas que a gente não encontra mais em casa (especialmente na casa daqueles que moram só), o Tavares – Restaurante, Empório e Café, de São Paulo (SP), conquistou muitos adeptos que realmente apreciam o “conforto” da comida. A responsável por esse resgate gastronômico é a chef Ana Soares, quem assina o cardápio, que procurou explorar com força total a diversificação de opções, com um toque do trivial da cozinha brasileira, para agradar todo tipo de paladar.

Do tostex de pão branco acompanhado de café no bule até o picadinho ou o PF da hora do almoço (com direito a arroz, feijão, bife e tudo aquilo que tem na casa da mãe, sabe?). Do bacalhau ao forno até o ravioli de ricota e maçã verde.

O cardápio acaba de ser repaginado mas mantém em sua essência a mesma proposta inicial que é a de agradar clientes de forma abrangente e simplificada. O Tavares está instalado numa antiga casa dos anos 50. De acordo com o proprietário Ivo Abrahão, o nome é uma homenagem ao ex-morador e jornalista Tavares de Miranda, um famoso colunista social da capital paulista, falecido há 20 anos.

Você confere aqui no Bem feitinho a receita de Pão Branco e Pão Grissini, do Tavares. “O pão branco, por exemplo, é um pão que tem como característica bastante miolo e possui fermentação natural, sem nenhuma adição de conservantes. A massa descansa um dia inteiro e é assada na manhã seguinte”, comenta Abrahão. Uma delícia que pode ser acompanhada com ovos mexidos, queijo fresco e, claro, com manteiga na chapa. Imbatível combinação que vai bem com cafezinho logo cedo (sugestões que constam no cardápio da casa, inclusive). Confira a receita:

Pão Branco
Ingredientes:

5 kg farinha de trigo
125 gramas de sal
75 gramas açúcar refinado
2.800 ml de água
150 gramas de fermento biológico
1/2 pote de coalhada

Modo de preparo:
Misture o açúcar, o sal, a farinha de trigo e a coalhada. Depois de misturado, adicione água e fermento. Sove bem a massa. Fazer “bolinhos” de 550 gramas cada com a massa e deixar descansar por 1 hora num recipiente coberto por filme plástico. Assar por meia hora em forno a 175°. Rendimento: 16 pães

Pão Grissini
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
20 gramas de sal
20 ml de azeite
20 gramas de açúcar
500 ml de água
20 gramas de fermento biológico

Modo de preparo:
Misture todos os secos. Reserve. Misture a água e o fermento e acrescente aos secos, aos poucos. Sove bem a massa. Abra com um rolo (de 0,5 cm de espessura) e corte em tiras de 1 cm. Faça movimentos contrários para dar formato torcido. Pincele um pouco de água sobre o grissini e polvilhe sal grosso e alecrim. A água de encarrega de grudar o que foi salpicado. Leve ao forno pré-aquecido a 180° e asse por 15 minutos.

Reportagem: Tammy de Andrade/Bem feitinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s