Rondele de pesto de manjericão com ricota

Rondele recheado com pesto de manjericão e ricota. Foto: Divulgação

 

O delicioso molho pesto é originário de Gênova, na Itália. Tradicionalmente, o manjericão é a matéria-prima principal desse molho inesquecível não só pelo sabor, mas pelo aroma marcante. O manjericão e, consequentemente, o pesto produzido naquela região da Itália tornaram-se um produto DOP (denominação de origem protegida). A receita mais conhecida do pesto leva manjericão, alho, pinolli (ou nozes), queijo parmesão ralado, sal, tudo macerado em pilão de madeira e finalizado com azeite.

Esta receita de rondele recheado com pesto de manjericão e ricota é do chef Rodrigo Holtz, da Massaroca do Holtz. O chef morou na Austrália durante quatro anos e foi lá que aprimorou suas técnicas gastronômicas. Voltou ao Brasil e abriu a Massaroca do Holtz, , uma empresa especializada em massas frescas artesanais. De acordo com Holtz, o grande diferencial da sua massa está na forma de preparo, elaborada apenas com farinha e ovo, a massa passa por um período de descanso o que a deixa mais leve.

A durabilidade do produto é alta, 90 dias congelada e cinco dias na geladeira. O preparo do rondele em casa é bem fácil. Quem optar por congelar a receita de rondele de pesto de manjericão com ricota e consumir depois, basta tirar do freezer e levar direto para o forno em uma assadeira untada com molho. Não precisa esperar descongelar. Uma maneira prática e rápida de desfrutar uma saborosa refeição! Confira.

Ingredientes da massa:
1 kg de farinha de trigo
10 ovos
Sal a gosto

Ingredientes do recheio:
500 gramas de ricota
200 gramas de queijo parmesão
1 maço de manjericão fresco
100 ml de azeite

Modo de preparo do recheio:
Lave, separe e reserve as folhas de manjericão. Processe as nozes e reserve. Processe a ricota com o azeite e o manjericão. Agregue as nozes à mistura. Reserve.

Modo de preparo da massa:
Misture a farinha e o sal num recipiente redondo grande de plástico. Adicione aos poucos os ovos e misture com as mãos até que todos os ingredientes fiquem homogêneos e o branco da farinha desapareça. Importante: a massa deve ser trabalhada aos poucos até obter uma massa similar a uma “farofa”. Cubra o recipiente com um filme plástico e deixe a massa descansar por pelo menos uma hora.

Divida a massa em cinco partes. Trabalhe a massa, uma parte de cada vez, em cilindro de massa até ela ficar compactada, lisa, homogênea e maleável. Para quem não possui o cilindro em casa, pode trabalhar a massa com o rolo de macarrão. Dê o formato retangular e acabamento com uma faca.

Pré-cozinhe a massa por 3 minutos. Estenda a massa numa superfície plana protegida por um plástico grosso (60 cm x 40 cm) que vai ajudar a enrolar o rondele. Espalhe o recheio sobre a massa, deixando 10 cm de sobra na parte superior. Enrole a massa começando da parte de baixo para cima e utilize o mesmo plástico que protegia a massa da superfície de trabalho, para embrulhar o rondele já pronto, amarrando as duas pontas (como um bombom). Leve ao freezer até que o rondele fique firme (e não totalmente congelado) e corte as fatias conforme desejado.

Observação: a massa rende cinco folhas de rondeles e o recheio é suficiente para uma folha (um “rolo” de rondele). Cada “rolo”  pesa aproximadamente 1 kg e rende quatro porções.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s