Salada de polvo com moyashi

Salada de polvo com moyashi, do restaurante da Pousada Maravilha, de Fernando de Noronha (PE). Foto: Divulgação

 

Muita gente não sabe como se deve cozinhar corretamente o polvo para utilizá-lo em suas receitas. É mais fácil do que se imagina. O polvo é um molusco que possui muita água. Por essa razão, na hora de cozinhá-lo na panela de pressão não há necessidade de adicionar água. Basta cozinhar por aproximadamente 10 minutos, escorrer a água que o polvo vai liberar, esperar esfriar e fatiá-lo como sashimi ou picá-lo. É possível, inclusive, congelá-lo após esse processo.

O restaurante da Pousada Maravilha, no Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), é considerado “O Melhor da Ilha” segundo o Guia 4 Rodas. Possui uma cozinha contemporânea que valoriza ingredientes locais. O Chef Álvaro Segundo concedeu ao site Bem feitinho uma deliciosa receita que tem tudo a ver com o verão, uma salada de polvo com moyashi.  Confira:

Ingredientes:
80 gramas de tentáculos de polvo cozido
80 gramas de moyashi cozido
30 gramas de tomate em cubos
30 gramas de pimentão amarelo em cubos
10 gramas de cebola finamente picada
5 gramas de salsinha picada
8 folhas de rúcula
5 gramas de cebolinha verde
10 ml de azeite de oliva
10 ml de suco de limão tahiti
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o polvo na panela de pressão, sem água, por aproximadamente 10 minutos. Numa panela com água fervente adicione o moyashi por dois minutos, escorra e reserve.

Numa tigela coloque o polvo previamente cozido e cortado em lâminas com o moyashi cozido, tomate, pimentão e a cebola. Adicione a salsinha, o azeite e o suco de limão em fio, pouco a pouco, evitando o excesso de líquido. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem todos os ingredientes. Incorpore, por fim, a cebolinha verde em lâminas finas e sirva guarnecido com as folhas de rúcula.

Sirva numa taça de vidro ou num recipeinte que valorize ainda mais a sua produção. A salada também pode ser servida com torradas e um bom vinho Chardonnay californiano e rende duas porções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s