Cupcake de baunilha

Cupcake de baunilha, receita da Confeitaria da Luana Davidsohn. Foto: Divulgação

Os cupcakes existem há mais de um século, são versões que foram criadas inicialmente em xícaras para atender às crianças nos anos de 1900. Com o tempo, a receita viajou pelo mundo e conquistou seguidores ao adquirir formas coloridas e divertidas em outras nacionalidades. Tornaram-se tradição na Inglaterra e uma febre nos Estados Unidos. No Brasil, surgiram em meados de 2010, em belas cenas do cinema e das séries de TV, para depois se materializar nas mãos de doceiras de muito talento.

Assim foi com Luana Davidsohn, que estudou culinária em escolas na Europa e Estados Unidos. Cursou panificação e confeitaria na Itália, França, Nova Iorque e São Francisco. Ao retornar ao Brasil, descobriu que os cupcakes traduziam sua verdadeira paixão por bolos e doces. Abriu sua própria loja em São Paulo (SP), a Confeitaria Luana Davidsohn, e se especializou na arte de fazer cupcakes coloridos, perfumados, criativos e  lindos. A receita abaixo é de cupcake de baunilha com cobertura de ganache de chocolate. Confira!

Ingredientes cupcake de baunilha:
225 gramas de farinha de trigo
1 1/8 de colher de chá de fermento em pó
100 gramas de manteiga
1 ½ xícara de açúcar
1 colher de café rasa de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
½ xícara de claras
170 gramas de leite

Ingredientes da cobertura de ganache:
200 gramas de chocolate em barra meio amargo
250 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo do cupcake de baunilha:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte as forminhas e coloque-as sobre uma assadeira. Ou coloque a forminha de papel especial para assar muffins. Peneire todos os ingredientes secos, menos o sal. Bata a manteiga com o açúcar até ficar claro e fofo. Sempre batendo, adicione sal e baunilha. Em seguida adicione as claras devagar e por último adicione a farinha e o leite alternando em 2 vezes começando pela farinha. Depois de bem misturado, bata ainda uns 20 segundos. Coloque a massa nas forminhas até a metade da altura. Asse até que testando com o palito, este saia seco.

Modo de preparo da cobertura ganache:
Pique o chocolate em pedaços pequenos e colocar numa tigela. Numa panela, leve o creme de leite até o ponto de início de fervura. Tire do fogo e derrame sobre o chocolate picado. Deixe por 5 minutos sem mexer e depois mexa até dissolver completamente. Deixe esfriar e decore sobre os cupcakes já frios. Pode usar um saco de confeiteiro ou até mesmo uma espatula para espalhar o creme sobre os cupcakes.

Esta receita rende 12 cupcakes grandes (forma de muffim) ou 24 pequenos (forma de empadinha). Na hora de decorar use sua criatividade, decore com confeitos coloridos encontrados em lojas especializadas em doces.

Reportagem: Tammy de Andrade/Bem feitinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s