A magia do azeite de oliva

O azeite extravirgem é uma das gorduras mais puras e saudáveis. Foto: © Chassenet/SoFood/Corbis

 

Qualquer azeite extravirgem pode servir de base para uma enorme variedade de azeites aromáticos. Escolha um de boa qualidade, porém de sabor suave, para que absorva o aroma das ervas e especiarias sem encobri-lo. O azeite com pimenta é um clássico e pode ser encontrado em muitos restaurantes e supermercados, mas aquele que você pode preparar em casa será sempre superior. Vale também adicionar outras ervas e especiarias conforme seu gosto.

No recém-lançado livro da Editora Melhoramentos “Conhecer Amar Cozinhar com Azeite de Oliva”, de Carla Bardi, é possível fazer um passeio pelas oliveiras e pelo mundo do azeite. O livro trata do desenvolvimento da história do chamado ouro do Mediterrâneo, os benefícios do seu consumo para nossa saúde, e como são cultivadas as oliveiras, colhidas as azeitonas e como é extraído o azeite, além de orientar sua escolha. O livro vem numa embalagem bastante criativa, uma autêntica lata de azeite acompanhado de uma toalha de mesa.  Confira abaixo como produzir em casa o azeite aromatizado, uma das 50 deliciosas receitas que constam no livro.

Azeite com alecrim
Ingredientes:
2 xícaras de chá de azeite de oliva extravirgem
3 ramos de alecrim frescos

Modo de preparo:
Lave cuidadosamente os ramos de alecrim e deixe secar bem antes de usar. Coloque os ramos numa garrafa esterilizada e acrescente o azeite. Sele e deixe em infusão. Sele e deixe em infusão por 2 semanas em lugar escuro e fresco. Filtre o azeite e recoloque na garrafa, adicionando alguns raminhos de alecrim fresco para que fique mais atraente. Use-o para aromatizar pão, arroz, massa fresca, carneiro e porco.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s