Segunda Sem Carne!

Frittata de abobrinha e batata, uma das receitas disponíveis no livro Segunda Sem Carne. Foto: Divulgação

 

Segunda Sem Carne (Meat Free Monday) é o nome de uma campanha, idealizada pela família McCartney (sim, do ex-Beatle Paul), que incentiva a deixar de consumir carne ao menos um dia na semana. Os McCartney possuem uma longa história pessoal em prol da sustentabilidade e abraçou essa causa com o intuito de ajudar a desacelerar as alterações climáticas.

A campanha se transformou num livro, lançado no Brasil pela Editora Melhoramentos, e que por meio de um programa alternativo de cardápio oferece receitas fáceis de preparar. O livro é organizado pela chef Annie Rigg, autora do Gifts da Cozinha, e conta também com celebridades e conceituados chefs de cozinha que indicam receitas simples e saudáveis.

Ao todo, 52 cardápios para eliminar a carne um dia em todas as semanas de um ano inteiro. Vale a pena conferir! O modo de preparo das receitas é bem detalhado, o que facilita a vida para quem não tem muita habilidade na cozinha. Essa ideia é algo possível para  a maioria das pessoas, uma meta que pode ser alcançada com relativa facilidade. E são tantas as razões importantes para aderir a esta campanha que, além de fazer bem à saúde e ao orçamento familiar, é uma atitude que beneficia o planeta.

Você confere no Bem feitinho uma das receitas do programa de verão: Frittata de abobrinha e batata. A frittata é a maneira italiana de fazer omelete. Como acontece também em sua famosa prima espanhola chamada tortilla, não é dobrada ao meio como a omelete francesa, mas sim preparada em duas etapas: primeiro, no fogão, para cozinhar a parte inferior e, depois, sob o grill, para dourar a parte de cima. Esta segunda etapa proporciona uma casquinha deliciosa, como na receita abaixo.

Ingredientes:
6 batatas médias
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 abobrinha grande cortada em fatias de 1 cm
1 dente de alho amassado
6 ovos grandes orgânicos
1 colher de sopa de endro fresco picado
2 colheres de sopa de queijo parmesão vegetariano, ralado na hora
1 colher de chá de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moído na hora

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas em água fervente salgada por 20 minutos, ou até que fiquem macias. Escorra-as, deixe amornar e corte em rodelas.

Numa frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa do azeite e frite as fatias de abobrinha em fogo alto, até que fiquem douradas dos dois lados. Retire e deixe esfriar. Na mesma frigideira, coloque o azeite restante e a batata e frite até dourar. Acrescente então o alho e continue fritando por mais 30 segundos. Retire da frigideira e deixe esfriar.

Bata bem os ovos. Junte o endro picado, metade do parmesão ralado e tempere cpm sal e pimenta-do-reino e bata mais um pouco.

Preaqueça o grill. Numa frigideira de 20 cm de diâmetro, derreta a manteiga e distribua a abobrinha e a batata numa camada uniforme. Despeje a mistura de ovo ao redor dos legumes, despeje o restante do parmesão e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 3 a 4 minutos, até que o ovo comece a firmar. Leve a frigideira ao forno, debaixo do grill, e continue o cozimento até que a superfície da frittata fique firme e dourada. Espere amornar ligeiramente, corte em gomos e sirva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s