Dicas para harmonizar sua ceia!

A combinação perfeita de cada tipo de vinho com sua escolha de cardápio. Foto: © Spy/photocuisine/Corbis

 

Vinhos dão um toque especial à ceia. Com mais de 450 rótulos nacionais e milhares de marcas importadas, os vinhos se tornaram indispensáveis nas ceias brasileiras. O que a maior parte dos amantes da bebida tem dúvidas é a combinação perfeita de cada tipo de vinho com as comidas que serão servidas, a chamada “harmonização”, que, além de requintar cada prato, dá um sabor especial à data.

Ceviche. Foto: © Envision/Corbis

O enólogo Euclides Penedo Borges, sócio da vinícola argentina Finca Otaviano, dá a dica da combinação perfeita, incluindo aperitivos e entradas. “O Sauvignon Blanc (vinho branco) é leve e floral. Vai bem com ceviche, saladas e queijos de cabra”, ensina.

Para o prato principal, a escolha vai depender da leveza do prato. “Pratos como peixes assados e lagostas vão bem com frutais como um Chardonnay que também harmoniza com aperitivos leves. Já pratos como  bacalhau desfiado ou embutidos combinam com Malbecs de corpo médio, frutado, jovens”.

O tradicional Chester. Foto: © Steve Lupton/Corbis

Euclides ressalta que pratos mais condimentados como o Chester ou alguns assados harmonizam com vinhos de cor rubi intensa, profundos, do tipo malbecs.  “O aveludado desse vinho vai bem também com queijos curados duros”, complementa. Já as carnes com mais personalidade, como o carré de porco, vão bem com  Cabernet Sauvignon. “Esse vinho é ácido e um tanto complexo, com notas de frutas secas. Harmoniza muito bem esse tipo de carne”, explica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s