Peru assado com pêras na mixirica

Peru assado com pêras na mixirica, do Restaurante Floriano. Foto: Mauro Holanda

 

O Natal está chegando! Está na hora de elaborar as delícias para esta época do ano. Mesa arrumada, pratos elaborados, clima de festa em família. E você, já sabe o que vai fazer na sua ceia? O Restaurante Floriano, de São Paulo (SP), sugere ao Bem feitinho uma deliciosa receita para o seu cardápio de Natal: peru assado com pêras na mixirica e recheado com uma farofa de dar água na boca. Confira os detalhes!

Ingredientes da farofa:
1/2 cebola grande descascada
1/4 xícara de ameixas secas sem caroço
1/2 xícara de castanhas portuguesas cozidas e descascadas
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 xícara de uvas-passas claras sem sementes
2 colheres de sopa de mel
2 xícaras de farinha de mandioca torrada
Sal a gosto

Ingredientes das pêras cozidas na mixirica:
6 pêras
1 1/2 xícara de chá de açúcar
1 pau de canela
3 cravos
1/2 xícara de chá de água
2 xícaras de suco de mixirica

Ingredientes para o tempero do peru:
1 peru inteiro descongelado
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Manteiga a gosto
Colorau a gosto
Caldo de galinha ou de legumes a gosto

Modo de preparo da farofa:
Pique bem a cebola e pique grosseiramente as ameixas. Quebre em pedaços as castanhas portuguesas. Refogue a cebola na manteiga derretida até começar a dourar. Junte as uvas passas, as ameixas e as castanhas. Frite por 1 minuto. Junte o mel e misture. Adicione a farinha de mandioca e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Coloque sal a gosto. Reserve.

Modo de preparo pêras cozidas na mixirica:
Descasque as pêras, corte-as ao meio e retire o miolo. Reserve. Em uma frigideira grande, junte o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo e mexa até derreter e começar a formar o caramelo. Adicione a água e o suco e deixe ferver até se desfazerem os pedaços que se formarão. Coloque as pêras na calda e, sem mexer, deixe cozinhar por três minutos. Vire-as e cozinhe mais três minutos ou até ficarem macias.

Modo de preparo do peru:
Pegue o peru todo descongelado. Se tiver os miúdos retire-os e lave a ave toda em água corrente por dentro e por fora. Seque todo o peru por fora e por dentro com toalhas de papel. Tempere o peru com sal e pimenta-do-reino por fora e dentro da cavidade. Recheie o peru com a farofa. Amarre com barbante as asas do peru e/ou costure a abertura da cavidade usando barbante. Besunte o peru com bastante manteiga amolecida misturada com colorau. Isso irá deixar o peru com uma cor bronzeada.

Coloque o peru na assadeira e leve ao forno preaquecido médio (180°C), primeiramente coberto com papel alumínio por 1hora e 40 minutos. De vez em quando, regue o peru com o líquido que se forma na assadeira para evitar que ele resseque. Faltando 45 minutos para o final do cozimento, retire o papel alumínio, besunte mais manteiga com colorau e retorne ao forno, descoberto, para a pele dourar bem. Prepare as pêras na mixirica enquanto finaliza o peru.

Finalização:
Quando o Peru estiver pronto, transfira para a travessa em que será servido aproveitando o caldo para sobrepor o peru. Decore com as pêras na mixirica distribuindo a calda e espetando as canelas em pau no peru.

Dica: Você pode colocar outras frutas natalinas frescas para decorar como cerejas e lichias por exemplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s