Hambúrguer gourmet!

Picanha, colchão mole e fraldinha moídas se transformam num delicioso hambúrguer caseiro de 200 gramas, acompanhado de queijo coalho, omeletinho e pancetta. Foto: Márcio Schimming

 

Foi-se o tempo em que hambúrguer era sinônimo de lanche rápido e barato. Hoje, o hambúrguer ganhou status gourmet, é elaborado com um mix de carnes nobres moídas e possui acompanhamentos que valorizaram seu preço (em muitos casos essa inflação é bastante exagerada), mas que garantem uma inesquecível experiência de sabores que dá água na boca.

A jovem chef de cozinha Mariana dos Santos Rigoni, do LEDZ diner & bistrô, inaugurado em julho do ano passado, em Sorocaba (SP), ensina aqui no Bem feitinho o passo-a-passo de uma deliciosa receita de um dos principais lanches do cardápio: o Bonus Burguer. Picanha, colchão mole e fraldinha moídas se transformam num delicioso hambúrguer caseiro de 200 gramas, acompanhado de queijo coalho, omeletinho e pancetta, além da maionese caseira que acompanha todos os lanches.

O bistrô, que mais tem cara de Pub, tem o hambúrguer como carro-chefe do cardápio e conta com diversas opções saborosas que vão desde queijo brie e cogumelo Paris ao hambúrguer à parmegiana até a versão apimentada com chilli. Segundo a chef, o segredo é que não há segredos! Menos é mais. Não há necessidade de temperar o hambúrguer com absolutamente nenhum tipo de condimento, apenas sal.

Ingredientes. Foto: Márcio Schimming

Ingredientes:
200 gramas de carne moída (picanha, colchão mole e fraldinha)
1 Ovo
1 Queijo coalho
3 fatias de panceta (ou bacon se preferir)
Pão de hambúrguer
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Maionese a gosto
Alecrim para decorar

 

Sele o hambúrguer. Foto: Márcio Schimming

Modo de preparo:
Com as mãos, dê o formato de hambúrguer à carne moída e passe sal apenas na sua parte externa. Aqueça bem a chapa (ou frigideira, se for o caso) e sele o hambúrguer com um pouco de óleo. Como o hambúrguer tem 200 gramas vai demorar alguns minutos pra ficar no ponto. O segredo é deixar selar sem mexer. Quando o hambúrguer começar a mudar de cor adicione mais óleo e vire de lado com a ajuda de uma espátula. O ponto correto do hambúrguer é quando seu interior está rosado e suculento.

Omeletinho. Foto: Márcio Schimming

Frite as fatias de panceta. Reserve para depois começar a montagem do lanche. Depois, numa outra frigideira, frite o omeletinho com um pouco de sal e salsinha picada. Numa outra frigideira bem quente coloque o queijo coalho (cortado em quatro) até que forme uma casquinha crocante. Reserve.

 

 

Montagem. Foto: Márcio Schimming

Montagem:
Primeiro, passe maionese na parte inferior do pão. Coloque o omeletinho, em seguida é a vez do hambúrguer, depois a pancetta e por último é a vez do queijo coalho. A tampa do pão fica da chapa pra ser servida quentinha e douradinha. Decore com um galho de alecrim. Sirva a maionese com ervas a parte.

Se quiser dar um toque caseiro ao seu lanche, a chef compartilhou sua receita de maionese:
4 ovos
1 litro de óleo
Meio limão
Sal a gosto

Modo de preparo da maionese caseira:
Bata no liquidificador os ovos com o sal e o limão espremido e aos poucos adicione o óleo em fio até começar a engrossar. Reserve uma parte dessa maionese caseira para misturar com alho e salsinha picados para servir a parte.

A jovem chef Mariana dos Santos Rigoni, da confeitaria da Fazenda Boa Vista, do Grupo Fasano, aos suculentos hambúrgueres do Ledz diner & bistrô. Foto: Márcio Schimming

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s