Uma irresistível geleia de morango!

Quem resiste ao sabor, ao aroma e ao vermelho vivo da geleia de morango caseira? Foto: Tammy de Andrade

 

O morango é uma fruta bastante apreciada não só pelo seu sabor marcante, mas pela sua versatilidade na hora de utilizá-lo em sobremesas, recheios, coberturas, caldas e até em saladas. Possui um aroma delicioso e uma cor forte que agrega vida nas produções. Vale ressaltar uma curiosidade na hora de fazer uma geleia de morango, seja congelado ou fresco, a fruta possui uma enzima chamada pectina, que é a responsável pela textura cremosa da geleia.

A pectina é liberada quando o morango está em conjunto com um ácido (no caso o limão), somados ao açúcar e ao calor. Quanto mais tempo deixar os morangos cozinhando mais cremosa e consistente ficará sua geleia e, naturalmente, terá um resultado final mais escuro (quase preto). Se a sua intenção é valorizar a cor vermelha e deixar a geleia levemente cremosa, deixe menos tempo no fogo (aproximadamente 50 minutos)

 

Ingredientes. Foto: Tammy de Andrade

Ingredientes:
2 kg de morangos
1 kg de açúcar
Suco de 1/2 limão

 

 

 

 

 

Coloque os ingredientes numa panela grande ou caldeirão. Foto: Tammy de Andrade

Modo de preparo:

Leve ao fogo médio os morangos, o açúcar e o suco de limão numa panela grande ou, de preferência, num caldeirão. O Bem feitinho realizou essa produção com morangos congelados sem agrotóxico, mas é possível utilizar morangos frescos de sua preferência. Cozinhe por aproximadamemte 50 minutos sem misturar.

 

 

 

 

Cozinhe por 50 minutos. Foto: Tammy de Andrade

Se começar a levantar muita fervura, correndo o risco de vazar, abaixe um pouco o fogo por alguns instantes, mas logo volte ao fogo médio novamente. Fica a seu critério uma textura levemente cremosa com um tom de vermelho vivo (se cozinhar por aproximadamente 50 minutos), ou com uma textura bem pastosa, consistente e uma cor bem escura, quase preto (se cozinhar por cerca de 1h30).

 

 

 

Higienizar e esterilizar. Foto: Tammy de Andrade

Para garantir a melhor conservação da sua geleia é importante higienizar e esterilizar adequadamente os potes de vidro que serão utilizados. Quando estiver finalizando o cozimento da geleia, paralelamente, deixe os vidros e as devidas tampas num caldeirão com água fervente. Retire uma a uma com ajuda de uma pinça (pode ser de salada). Escorra a água quente e despeje a geleia até a boca com a ajuda de uma concha ou de uma caneca pequena. Tampe imediatamente.

 

 

Sorvete de creme com geleia de morango, uma das inúmeras maneiras de saborear essa receita. Foto: Tammy de Andrade

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s