Colomba Pascal

A tradicional Colomba Pascal com frutas cristalizadas, passas e glacê com amêndoas. Foto: Divulgação

 

Com sabor suave e preparo delicado a colomba pascal possui algumas semelhanças com o panetone, mas uma das principais peculiaridades está no uso mais acentuado de cascas de laranjas cristalizadas que substituem as tradicionais uvas passas de seu irmão. Sua receita contém mais manteiga e ovos e geralmente recebe cobertura de glacê, amêndoas ou ainda chocolates.

Mas quem foi que disse que Colomba necessariamente precisa ser doce, ou se limitar a recheios com frutas cristalizadas, doce de leite ou chocolate trufado? A cada ano as fabricantes de colombas inovam em recheios diversos de dar água na boca. Mas, porque não criar novas versões? Que tal uma versão salgada? Recheada com frios, bacalhau desfiado e salteado com cebola e azeitonas ou então com salame e queijo provolone, fica uma delícia!

De acordo com a chef Maria Ângela Severino, professora de panificação e gastronomia contemporânea da Universidade de Sorocaba (UNISO) e da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), existem diversas histórias sobre a Colomba, uma das lendas conta que o Rei Lombardo Alboino, raivoso com os problemas da guerra e com a resitência militar na cidade de Pavia, se acalmou e desistiu de sua vingança depois de ganhar de um padeiro de Pavia um doce em forma de pomba, preconizando a paz.

Colomba Provençal
Ingredientes Massa:

30 gramas de fermento biológico
500 gramas de farinha de trigo
42 gramas de açúcar
220 gramas de leite morno
2 gemas
60 gramas de queijo parmesão ralado
2 gramas de sal
2 formas para Colomba Pascal

Ingredientes Recheio:
160 gramas de queijo provolone cortado em cubos pequenos
130 gramas de queijo prato cortado em cubos pequenos
1/2 caixinha de creme de leite
60 gramas de salame italiano moído ou picadinho
2 gramas de manjericão fresco (ou desidratado)
2 gramas de orégano

Ingredientes Cobertura:
2 claras
13 gramas de farinha de trigo
100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Aqueça o leite e junte o fermento até dissolver. Acrescente o açúcar, a gema, o sal, o queijo parmesão ralado e aos poucos a farinha. Sove a massa até que fique lisa e macia. Divida a massa em duas partes iguais. Cubra-as com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Após esse período, abra a massa com um rolo numa superfície polvilhada com farinha de trigo. Aplique o recheio e enrole. Divida a massa já recheada em três partes, sendo uma parte maior que as outras para dar forma e encaixar na forma para colomba. Pincele com manteiga. Deixe crescer coberta com filme plástico até chegar à altura da forma. Pincele com ovo e finalize com a cobertura antes de levar ao forno. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 40 minutos.

Dica: Se desejar, é possível variar os recheios utilizando requeijão cremoso, bacalhau, camarão ou frios diversos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s