Abadejo à Belle Meunière

Abadejo à Belle Meunière, uma ótima dica de receita do chef de cozinha do Bar do Alemão para a Semana Santa. Foto: Márcio Schimming

 

Abadejo à Belle Meunière é a receita desta semana do Bem feitinho. A receita é de um dos restaurantes mais famosos da região de Sorocaba, o Bar do Alemão. São cerca de  100 anos de história e tradição passadas de pai para filho. Tudo começou no início do século XVIII quando Adolf Steiner e seu filho Max fundaram a Padaria e Confeitaria Alemã, na Rua Paula Souza, em Itu, e, posteriormente, uma fábrica de farinha de trigo.

Em meados de 1930 nascia naquela cidade o Steiner – Bar e Restaurante do Alemão que, passando de geração a geração, tornou-se o grande negócio da vida de Max Steiner e seus herdeiros – hoje, já em sua quarta geração e com diversas filiais, inclusive em Sorocaba, onde realizamos o passo-a-passo desta reportagem.

Quem comanda a cozinha no Bar do Alemão, filial Sorocaba, é o chef Artur Lopes Rodrigues, profissional experiente e centrado, formado pelo Senac (na época em que curso de graduação em gastronomia era 100% dentro da cozinha) e que possui em sua carreira passagem em importantes cozinhas de navio de cruzeiros na Europa, o que lhe rendeu um importante aprimoramento de técnicas e diversidade cultural. O chef lidera um time de 20 pessoas no restaurante.

Segundo ele, dos cerca de 1.200 pedidos realizados por fim de semana nessa filial, aproximadamente 50% desse total é de Filé à Parmegiana. Mas como estamos em plena quaresma, e como ninguém vai entregar o ouro de uma receita centenária de sucesso assim tão fácil, vamos de Abadejo à Belle Meunière, que é o principal prato a base de peixe presente no variado cardápio da casa. A sugestão do chef é incrivelmente tenra, saborosa e uma ótima dica para a Semana Santa. Vale muito a pena fazer em casa!

Ingredientes. Foto: Márcio Schimming

Ingredientes:
2 filés de abadejo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Suco de limão a gosto
Alho picado a gosto
Farinha de trigo
(suficiente para empanar os filés antes de grelhar)

Ingredientes do molho:
70 gramas de manteiga
30 gramas de alcaparras
100 gramas de champignon em fatias finas
8 camarões rosa médio
2 tomate sem semente picado
Salsinha picada a gosto
6 batatas cozidas

Modo de preparo:

Antes de grelhar, passe na farinha de trigo. Foto: Márcio Shimming

Comece cozinhando as batatas inteiras descascadas. Quando as batatas estiverem quase totalmente cozidas comece então o preparo do abadejo e do molho. Tempere os filés de abadejo com sal, pimenta-do-reino, um pouco de suco de limão e alho picado. Passe os filés na farinha de trigo, por fim.

 

 

Grelhar na frigideira ou chapa aquecida. Foto: Márcio Schimming

Aqueça uma frigideira (ou uma chapa) com óleo de soja e comece a grelhar o peixe até ficar bem dourado, depois vire. É importante não ficar mexendo para que o peixe não se despedace.

 

 

 

Comece o molho refogando os camarões. Foto: Márcio Schimming

Para fazer o molho comece refogando os camarões na manteiga, quando a cor dos camarões estiver uniforme adicione o champignon, depois as alcaparras, uma colher de suco de limão, salsinha picada e os tomates picados. Misture bem.

 

 

 

Batatas cozidas e finalizadas na manteiga. Foto: Márcio Schimming

Refogue as batatas cozidas com manteiga (o suficiente até cobrir o fundo da frigideira), finalize sal e salsinha picada. Todo o processo de cocção desse prato é bastante rápido. Segundo o chef Artur a preparação do prato completo leva apenas 6 minutos no restaurante (claro que em casa vai demorar um pouco mais, mas mesmo assim ainda é um prato prático de fazer).

 

Montagem final do prato. Foto: Márcio Schimming

Na hora de montar o prato acomode os dois filés de abadejo grelhados numa travessa, coloque o molho sobre os filés e as batatas cozidas para acompanhar.  Se preferir, arroz branco e uma saladinha também combinam.

 

 

 

Para harmonizar com a sugestão do chef Artur Lopes Rodrigues uma boa pedida são os vinhos brancos de corpo leve ou médio, como Riesling e Sauvignon Blanc. Foto: Márcio Schimming

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s