Rosca de Páscoa

Rosca de Páscoa, uma das deliciosas receitas do chef argentino Paulo André Sebess. Foto: Divulgação

 

O brioche é originário da França, mais precisamente da região da Normandia. Seu modo de preparo ainda é, nos dias de hoje, bastante parecido com o que se fazia desde seus primordios, no século XVI. Esse pão, que contém alto teor de manteiga, é um dos favoritos da comunidade francesa. Esta receita de Rosca de Páscoa é uma variação produzida com a receita básica de brioche,  conta com recheio de creme de confeiteiro com amêndoas e cobertura de geleia de damascos, glacê e cerejas. Mas se preferir somente com o glacê também fica uma delícia. A receita é do chef Paulo Sebess, autor do livro Técnicas de Padaria Profissional, da Editora Senac, publicado em parceria com o Instituto Internacional de Artes Culinárias Mausi Sebess.

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
40 gramas de fermento biológico fresco
160 gramas de açúcar
240 gramas de ovos
10 gramas de sal
200 gramas de manteiga
400 gramas de leite (a quantidade de leite pode variar de acordo com a umidade contida na farinha)

Ingredientes creme de confeiteiro:
400 gramas de manteiga
400 gramas de margarina
180 gramas de açúcar de confeiteiro
10 gramas de essência de baunilha

Ingredientes glacê real:
200 gramas de açúcar de confeiteiro
40 gramas de claras de ovos
10 gramas de suco de limão
Cerejas a gosto
Açúcar granulado a gosto (ou outro confeito de sua preferência)

Modo de preparo da massa:
Coloque a farinha numa bancada e faça um buraco no meio. Adicione o sal num dos lados do buraco. Incorpore o açúcar sobre o sal. Esfarele o fermento e coloque-o no lado oposto ao do sal e do açúcar. Adicione os ovos no centro. Derrame o leite aos poucos por cima. Una os ingredientes centrais com um raspador de plástico ou um pão duro. Incorpore a farinha de trigo da parte de fora para dentro. Amasse tudo, incorporando mais leite, caso haja necessidade. Coloque o bloco de manteiga sobre a massa. Amasse tudo para que a manteiga seja bem incorporada. A massa deve ficar lisa e homogênea. É importante não rasgá-la enquanto estiver sendo amassada para juntar a manteiga. Formar uma bola com a massa.

Descanse a massa num recipiente polvilhado com farinha de trigo, polvilhe farinha de trigo sobre a massa também, cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de  tamanho. Após esse descanso coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada e pressione com as mãos para retirar os gases da massa. Achate-a bem, dobre a massa ao meio e coloque novamente dentro do recipiente enfarinhado para descansar. Cubra novamente com filme plástico e leve à geladeira por 24 horas. Passado esse período, a massa estará pronta pra ser utilizada na forma desejada.

Ingredientes creme de confeiteiro:
Coloque a manteiga numa batedeira com batedor tipo raquete, junte a margarina em seguida até que fique bem cremoso. incorpore com o açúcar de confeiteiro. Adicione a essência de baunilha. Bata até formar um creme homogêneo.

Modo de preparo da Rosca de Páscoa:
Numa bancada levemente enfarinhada polvilhe farinha sobre a massa. Abra a massa com a ajuda de um rolo em formato retangular. Pincele a borda inferior com ovo batido com sal. Deixe secar. Com uma espátula espalhe creme de confeiteiro sobre a massa (menos nas bordas). Distribua amêndoas tostadas por cima do creme. Enrole a massa começando com a borda superior até chegar à borda pincelada com ovo.

Polvilhe a superficie do rolo de massa com farinha, deixando a junção das bordas virada para cima. Corte o rolo ao meio, no sentido do comprimento. Cruze as duas tiras formadas. Continue a cruzar as tiras até uma das pontas. Repetir a operação até a outra extremidade. Coloque em uma forma com buraco no meio, neste caso uma forma de papel encerado, cuidando para que a parte aberta da massa fique virada para cima.

Pressione bem o ponto de união da massa com os dedos enfarinhados. Cubra a massa com filme plástico e deixe descansar até que duplique de tamanho. Depois, coloque a rosca no forno a 160 graus de 30 a 40 minutos aproximadamente.

Pincelando geleia de damasco antes do glacê real. Foto: Divulgação

Modo de preparo do glacê real:
Bata as claras em neve, adicione o açúcar de confeiteiro. Quando estiver bem consistente adicione o suco de limão. Pincele sobre a rosca já resfriada.

 

 

 

 


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s