Polvo com batatas coradas

Polvo acompanhado de batatas coradas com cebola e pimentões. Foto: Tammy de Andrade

 

Muita gente não sabe como se deve cozinhar corretamente o polvo para utilizá-lo em suas receitas. É mais fácil do que se imagina. O polvo é um molusco que possui muita água. Por essa razão, na hora de cozinhá-lo na panela de pressão não há necessidade de adicionar água. Basta cozinhar por aproximadamente 10 minutos na pressão e depois escorrer a água que o polvo vai liberar. Depois de cozido já está pronto para consumir como sashimi ou como nesta receita, salteado no azeite com cebola e pimentão, acompanhado de batatas coradas no alecrim.

Se desejar incrementar ainda mais a receita adicione mais de um tipo de pimentão, para dar mais colorido à receita ou tomates picados.

Ingredientes. Foto: Tammy de Andrade

Ingredientes:
4 tentáculos de polvo cozidos
8 batatas pequenas
1 pimentão
1 cebola grande
1 ramo de alecrim
Alho moído a gosto
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Cebolinha picada a gosto
1/2 xícara de cerveja se desejar

Batatas rústicas. Foto: Tammy de Andrade

Modo de preparo:
Cozinhe os tentáculos de polvo na panela de pressão, sem água, por aproximadamente 10 minutos. Retire a água, tempere com sal, pimenta-do-reino e a cerveja. Reserve. Numa outra panela cozinhe por aproximadamente 15 minutos as batatas. Escorra a água. Corte ao meio e frite em azeite numa wok ou paelleira. A quantidade de azeite é até cobrir bem o fundo da panela. Depois que o azeite estiver quente comece com o miolo das batatas e depois a parte da casca. Salpique sal e pimenta-do-reino. Depois que dourar bem vire de lado e salpique novamente mais sal e mais pimenta-do-reino moída na hora, alecrim e alho moído. Reserve.

Finalize unindo todos os ingredientes. Foto: Tammy de Andrade

Aqueça uma outra wok ou paelleira e salteie rapidamente o polvo com azeite. Se quiser, adicione 1/2 xícara de cerveja quando a wok estiver bem quente até reduzir o líquido. Paralelamente, sue a cebola e os pimentões até murchar. A finalização do prato é a união de todos os ingredientes. Misture bem o polvo, com as cebolas, os pimentões e as batatas. Mexa delicadamente. Corrija o sal e finalize com a cebolinha picada.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s