Escondidinho de Shimeji

Escondidinho de mandioquinha com shimeji, uma receita leve e saborosa. Foto: Tammy de Andrade

 

Quando a dona Clara Rodrigues pedia ajuda para os filhos na hora de preparar o almoço era o menino mais velho quem mais se empenhava em fazer no capricho a refeição da família. Os outros três irmãos se aproveitavam da situação para fazer “corpo mole” e o papel de cozinheiro oficial da casa acabou ficando mesmo para quem tinha talento pra coisa. Hoje, aquele menino caprichoso se transformou no chef de cozinha Erik Gleiser, um profissional extremamente centrado naquilo que faz. Simplicidade, criatividade e muita vontade de trabalhar, essas são algumas características positivas que descrevem o jovem chef de apenas 28 anos.

Gleiser possui 13 anos de experiência na área de gastronomia, começou logo cedo como chapeiro numa lanchonete, foi auxiliar de cozinha em alguns restaurantes até que decidiu estudar gastronomia no CEUNSP, em Itu (SP). Foi ali que lapidou seu conhecimento técnico. Mas não parou por aí, fez pós-graduação, deu aulas de culinária para equipes de cozinha em indústrias, lecionou no Senac e, no período em que trabalhou no La Pasta Gialla, percebeu que unindo seu conhecimento acumulado na área de eventos daquele restaurante e sua paixão em ensinar poderia nascer um negócio interessante.

A partir deste ano começou uma nova empreitada, o Alecrim Gourmet. Em sociedade com Isaura Santana, chef de cozinha da Padaria Real – Unidade Afonso Vergueiro, em Sorocaba (SP), o novo negócio abrange o serviço de buffet e aulas de culinária, uma de suas apostas. Salgadinhos gourmet, kit acarajé congelado, kits especiais para datas comemorativas, além de cursos práticos para os apreciadores da arte de cozinhar.

Essa receita de Escondidinho de Shimeji que o chef compartilhou com o Bem feitinho já participou de um concurso de gastronomia da Sococo e foi uma das mais votadas. Leve, saborosa e muito criativa, vale a pena fazer em casa ou em algum evento para surprender seus convidados. Confira o passo-a-passo:

Ingredientes da base e cobertura. Foto: Tammy de Andrade

Ingredientes (base/cobertura):
500 gramas de mandioquinha cozido
150 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de manteiga
Noz moscada a gosto
Sal a gosto

 

 

 

 

Ingredientes recheio. Foto: Tammy de Andrade

Ingredientes (recheio):
2 colheres de sopa manteiga
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
200 gramas de shimeji
50 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de shoyu
3 ramos de tomilho
Parmesão ralado a gosto

 

 

 

Creme de mandioquinha. Foto: Tammy de Andrade

Modo de preparo (base/cobertura):
Cozinhe a mandioquinha na pressão por aproximadamente 2o minutos, amasse com garfo ou espremedor de batatas. Reserve. Derreta a manteiga numa frigideira, adicione o purê de mandioquinha e o leite de coco. Misture até obter um creme homogêneo. Adicione a noz moscada ralada na hora e sal a gosto. Reserve.

 

 

 

Sue a cebola e depois o alho. Foto: Tammy de Andrade

Modo de preparo (recheio):
Derreta a manteiga numa frigideira. Adicione a cebola picada até suar, em seguida o alho picado. Despedace os galhos do shimeji e acrescente na frigideira também, até dar uma leve amolecida. Despeje o shoyu e misture bem. Adicione o leite de coco e finalize com o tomilho. Reserve.

 

 

 

Montagem. Foto: Tammy de Andrade

Na hora de montar você tem a opção de utilizar ramekins (ou pequenas tigelinhas refratárias) e servir no estilo finger food ou fazer a montagem num refratário grande. Comece preenchendo a base com o creme de mandioquinha, depois é a vez do recheio de shimeji, depois coloque mais uma camada de creme de mandioquinha.

 

 

 

Finalização. Foto: Tammy de Andrade

Por fim, cubra com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno (ou forninho elétrico) para gratinar por aproximadamente 10 minutos. Decore com um ramo de tomilho e sirva em seguida.

 

 

 

 

O chef Erik Gleiser, do Alecrim Gourmet, e seu Escondidinho de Mandioquinha com Shimeji. Foto: Tammy de Andrade

 

 

Anúncios

3 ideias sobre “Escondidinho de Shimeji

  1. Elaine

    Eu e que o diga como o chefe Erick e um grande profissional trabalhamos juntos 2anos e tenho um grande orgulho do chefe Erick pelo seu talento e profissionalismo parabéns q você pode a cada dia se expande mais e mais na mídia abraco

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s