Pão de Cebola Salteada na Manteiga

No café da manhã ou no café da tarde esse Pão de Cebola Salteada é uma ótima pedida. Foto: Tammy de Andrade

 

O pão é o principal alimento de todos os povos desde a pré-história. Ao longo da história da humanidade se tornou cada vez mais presente nas mesas e até mesmo aparecendo nas orações. Hoje, inúmeras receitas e modos de preparo fazem parte de culturas e tradições alimentares de povos distintos. Novos ingredientes foram sendo adicionados ao pão melhorando seu sabor, novas fermentações criadas diversificando sua textura e o bom resultado é possível de ser notado quando o pão ainda está no forno, exalando seu inconfundível perfume. Esta receita de Pão de Cebola Salteada na manteiga é da chef  Maria Ângela Severino, professora de panificação da Universidade de Sorocaba (UNISO) e da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Ingredientes:
600 gramas de farinha de trigo
12 gramas de sal
75 gramas de açúcar
1 ovo
25 gramas de margarina
75 gramas de fermento biológico fresco
60 gramas de cebola picada salteada na manteiga ou no óleo de soja
15 gramas de leite em pó
250 ml de água
1 colher de sopa de orégano
2 dentes de alho picados

Modo de preparo:
Separe e pese os ingredientes. Comece salteando a cebola com o orégano na manteiga (pode ser no óleo de soja, se preferir) até suar ou ficar levemente dourado. Bata no liquidificador a cebola picada com a água e reserve. Misture primeiro a farinha, o sal e o leite em pó.  Adicione o ovo, a margarina, o alho picadinho e o fermento fresco dissolvido no açúcar.  Misture bem com as mãos ou bata na batedeira com a pá para massas pesadas. Junte a água batida com a cebola, aos poucos, até dar o ponto e sove com as mãos por aproximadamente 10 minutos numa bancada, devidamente higienizada, levemente enfarinhada.

A massa deve dobrar de tamanho. Foto: Tammy de Andrade

Deixe descansar por 45 minutos num recipiente coberto com filme plástico. Corte a massa em pedaços de 60 gramas (ou do tamanho desejado, desde que todos tenham o mesmo peso), faça o boleamento ou o formato desejado e acondicione em assadeiras untadas com margarina e levemente polvilhadas com farinha de trigo. Lembrando que os pães devem dobrar de tamanho, por isso deixe um espaço entre os pães. Um bom boleamento simplifica a modelagem do pão e auxilia na retenção de gases produzidos pelo fermento. Na hora de bolear o pão uma dica é deixar a emenda do pão sempre virada para baixo.

 

Comece assando em fogo baixo. Foto: Tammy de Andrade

Deixe descansar por mais 30 minutos. Em seguida asse em forno baixo por aproximadamente 20 minutos (não precisa pré-aquecê-lo). Após esse período aumente a temperatura até dourar os pães (cerca de 10 a 15 minutos, dependendo de cada forno, ou até ficar no ponto desejado). Alguns preferem o pão mais bronzeadinho, outros mais branquinho, vai do gosto do freguês! Com uma manteiguinha e uma fatia fina de mortadela fica sensacional!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s