Sagu ao vinho Cabernet Sauvignon com Creme Inglês

Sagu ao vinho acompanhado de um creme a base de leite, baunilha e gemas. Foto: Tammy de Andrade

 

Nada é mais nostálgico do que degustar doces que nos remetem à infância. O sagu, por exemplo, fez parte da infância de muita gente na merenda da escola, na casa da vó ou como sobremesa em casa. Para quem não sabe, o sagu brasileiro é feito de fécula de mandioca, um subproduto da moagem do tubérculo para a confecção de farinha. Dizem que o sagu passou a ser utilizado no Brasil a partir da vinda da Família Real. Mais um doce que teve influência da confeitaria portuguesa, foi adaptado à culinária brasileira e até hoje faz sucesso.

Nesta receita é cozida com vinho Cabernet Sauvignon e servido acompanhado de Creme Inglês. Esse creme pode ser considerado o creme-base da confeitaria clássica. Levemente cremoso é feito a base de leite, açúcar, gemas e baunilha. Muito usado para acompanhar sobremesas, e em conjunto com esse sagu fica uma delícia. Vale a pena provar essa combinação. Confira!

Ingredientes do Sagu:
2 xícaras de sagu
1 litro de água
4 xícaras de vinho Cabernet Sauvignon (ou outro vinho tinto de sua preferência)
2 xícaras de açúcar
1 canela em pau
2 cravos

Ingredientes do Creme Inglês:
1 litro de leite
1 colher de sopa de essência de baunilha
300 gramas de açúcar
9 gemas

Modo de preparo do Sagu:
Adicione os ingredientes na água fervente. Depois de acrescentar todos os ingredientes mantenha o fogo baixo por aproximadamente 40 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Se a consistência ficar muito grossa adicione mais uma xícara de água ou de vinho (como preferir) e continue mexendo de vez em quando. Quando a maioria do sagu estiver transparente já está no ponto, caso contrário deixe no fogo por mais alguns minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Deixe esfriar e mantenha sempre fora da geladeira para não endurecer.

Modo de preparo do Creme Inglês:
Ferva o leite com a essência de baunilha. Enquanto isso bata as gemas com o açúcar até ficar homogêneo. Aos poucos despeje o leite fervido nessa mistura, mexendo sempre (de preferência com um fouet). Volte essa mistura à panela em fogo baixo, sem ferver, por mais alguns minutos, mexendo sempre, até ficar com uma consistência levemente cremosa. Desligue o fogo, passe o creme para uma tigela e coloque num banho-maria de gelo para esfriar. Mantenha sempre refrigerado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s