Pimenta Cambuci Gratinada Recheada com Creme de Alho

A suave picância da pimenta cambuci gratinada e recheada com creme de alho. Foto: Márcio Schimming

 

Pepperoncino, biquinho, poblana, jalapeno, dedo-de-moça, serrano, cheiro do norte, aji amarelo, cumari, caiena, malagueta, habanero, trinidad scorpion…o universo das pimentas é muito vasto e está classificado em diversos níveis e categorias, podendo causar um efeito devastador a um desavisado. As pimentas, doces ou picantes, fazem parte da família das Solanáceas, um extenso conjunto de plantas ao qual a batata, o tomate e a berinjela também pertencem. Foram cultivadas pela primeira vez no México, há cerca de 9.000 anos. Aliás, só no México existem mais de 150 tipos de malaguetas para se ter uma ideia.

De acordo com o “pimentômetro” do Dom Pimenta Restaurante e Bar, de Sorocaba (SP), a cambuci, por exemplo, é considerada pelos entendidos no assunto nível zero de picância. Mas na receita de Pimenta Cambuci Gratinada Recheada com Creme de Alho e um toque generoso de chilli powder há controvérsias. O Bem feitinho foi conferir de perto o passo-a-passo da receita do chef Leonardo Bertevello (ex-chef da Burgmann) que acaba de abrir as portas do seu próprio negócio em sociedade com Thiago Pedroso. As pimentas dão um toque caliente nas saborosas opções do cardápio do Dom Pimenta.

Vale conferir as famosas e tradicionais Buffalo Wings, as Fried Barbie Ribs e a simpatia dos donos do bar que pretendem futuramente lançar alguns desafios aos corajosos amantes da picância.

Ingredientes. Foto: Márcio Schimming

Ingredientes:
12 pimentas cambuci
1 colher de sopa cheia de chilli powder
2 colheres de sopa de maionese
2 dentes de alho esmagados
2 colheres de sopa de ricota triturada
1/2 xícara de cebola picadinha
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto

 

Retire as sementes. Foto: Márcio Schimming

Modo de preparo:
Comece limpando as pimentas cambuci. Corte a tampinha e retire, com a ajuda de uma colher, toda a semente do seu interior. Reserve.

 

 

Branqueamento. Foto: Márcio Schimming

 

Ferva 1 litro de água e dê uma rápida “branqueada” nas pimentas cambuci, cerca de 30 segundos são suficientes. O termo branquear é bastante utilizado na gastronomia. O branqueamento dá um tom mais vivo no verde da pimenta e um leve cozimento, amaciando a casca.

 

 

 

 

Misture bem o recheio. Foto: Márcio Schimming

Para o recheio, comece esmagando a ricota com a ajuda de um garfo. Se preferir utilize um processador. Adicione a maionese, o chilli powder, a cebola, o alho e o sal.

 

 

 

Recheando a cambuci. Foto: Márcio Schimming

 

Recheie cuidadosamente com a ajuda de uma colher de sobremesa ou um garfo. Finalize colocando um punhado do queijo parmesão ralado sobre cada pimenta cambuci. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 5 minutos e sirva imediatamente.

 

O chef Leonardo Bertevello e a porção de Cambuci Gratinada Recheada com Creme de Alho. Foto: Márcio Schimming

 

 

Reportagem: Tammy de Andrade/Bem feitinho

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s