Sopa de beterraba com mousse de queijo de cabra

Sopa de beterraba com mousse de queijo de cabra, uma das novidades do chef Fábio Pontes no menu de outono do restaurante diVino. Foto: Divulgação

 

É sopa! O frio já começa a dar o ar de sua graça e com isso tem início a temporada das sopas, caldos e cremes. Há 12 anos o diVino Restaurante, localizado no Vale do Sol, na cidade de Nova Lima (MG), comandado pelos irmãos Tatá, Solange e Regina Carvalho, oferece opções da alta gastronomia num ambiente aconchegante e numa importante região de Minas Gerais no quesito gastronômico.

A cozinha do diVino é comandada pelo chef Fábio Pontes que, tradicionalmente, apresenta cardápios sazonais, valorizando produtos da estação. Para o Outono de 2013 e para comemorar os 12 anos do restaurante, o chef incluiu no cardápio algumas delícias, como a Sopa de Beterraba com Mousse de Queijo de Cabra. Desde 2012 a casa integra a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, confraria que reúne 99 restaurantes em todo o Brasil que oferecem aos clientes souvenirs e pratos exclusivos em cerâmica.

Ingredientes para a sopa:
4 beterrabas de tamanho médio
1 talo de alho-poró (parte branca)
1 cebola média picada
1 cenoura pequena picada
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de limão
100 ml de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 folha de louro

Ingredientes para a mousse de queijo de cabra
1 ramo de tomilho
Raminhos de funcho a gosto
40 gramas de queijo de cabra
40 ml de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:
Embrulhe as beterrabas em papel alumínio e asse a 180 graus até que fiquem macias, descasque pique e reserve. Em uma panela funda, em fogo médio, coloque um fio de azeite e refogue todos os legumes por alguns minutos. Acrescente a folha de louro, cubra com água e cozinhe até que todos os legumes estejam macios. Desligue o fogo, retire a folha de louro, acrescente o creme de leite, o açúcar e o suco de limão. Espere esfriar.  Bata no liquidificador. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Em uma tigela, amasse o queijo de cabra com a ajuda de um garfo. Acrescente as ervas e vá misturando o azeite até ter uma textura cremosa. Tempere com sal e pimenta e reserve. Se nao tiver queijo de cabra substitua por queijo fresco de leite de vaca.

Esquente a sopa, coloque num prato fundo, com a ajuda de duas colheres de sobremesa faça uma quenelle (tipo um bolinho em formato oval) com a mousse de queijo de cabra no centro do prato. Decore com um ramo de funcho e sirva.

Anúncios

Uma ideia sobre “Sopa de beterraba com mousse de queijo de cabra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s