Gnocchi de Abóbora Cabotiá ao Molho de Tomate Rústico

Gnocchi de abóbora cabotiá ao molho de tomate rústico. Foto: Divulgação

 

Hoje é dia de celebrar o nhoque (ou gnocchi) da sorte! O dia 29 de todo mês é a data certa para concentrarmos nossa fé na fartura. Diz a lenda que nessa data devemos colocar debaixo do prato de nhoque a nota mais alta que tivermos na carteira. Esta deliciosa receita com Abóbora Cabotiá ao Molho de Tomate Rústico é da banqueteira Chris Sampaio do Giardino d’Lucca Ristorante, de São Paulo (SP).

Ingredientes do Gnocchi:
1/2 abóbora cabotiá cozida
200 gramas farinha de trigo
1 colher de chá de sal
50 gramas de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite

Ingredientes Molho de Tomate Rústico:
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picadinha
40 ml de azeite de oliva
6 tomates maduros sem semente e sem casca
20 folhas de manjericão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Açúcar a gosto

Modo de preparo do Gnocchi:
Corte a abóbora cabotiá ao meio, retire as sementes. Depois corte em mais dois ou três pedaços, mantenha a casca, adicione na panela de pressão com água até cobrir e cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Se não tiver panela de pressão siga o mesmo procedimento de corte da abóbora e embrulhe os pedaços no papel alumínio. Asse no forno por 1,5 hora. A vantagem desse processo é que você garante os nutrientes na abóbora, que não os libera na água. Depois de cozinhar retire com a ajuda de uma colher a abóbora cozida da casca.

Amasse a abóbora cozida no garfo e misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Em cima da mesa ou balcão, enrole a massa em formato de charutos e corte em cubos de 2 cm. Em seguida, coloque na água fervente com 1 colher de chá de sal e 3 colheres de óleo. Quando os cubinhos começarem a flutuar na água retire os gnocchis e coloque num recipiente com água gelada.

Modo de preparo do Molho de Tomate Rústico:
Para retirar a pele dos tomates faça um corte em cruz na tampa de cada um deles e os adicione numa panela com água fervente por aproximadamente 1 minuto. A casca dos tomates sairá com facilidade. Corte ao meio e retire as sementes também. Reserve.

Numa outra panela refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Adicione os tomates com os temperos, se necessário acrescente um pouco de água. Mexa de vez em quando até obter um molho rústico. Corrija a acidez com açúcar. Se preferir, utilize tomates pelados em lata. Sirva sobre os Gnocchis.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s