O autêntico Tiramissú italiano!

A tradicional receita italiana de Tiramissú do chef Lucas d´El Peloso. Foto: Paulo Cunha/Outra Visão

 

A Itália apresenta, tanto em termos geográficos como climáticos, grandes diferenças. E a agricultura é amplamente beneficiada, daí a existência de ótimos queijos de vaca produzidos no Norte do país e queijos de cabra produzidos na região Sul. E é o mascarpone, um queijo italiano fresco elaborado a partir do creme de leite e que possui uma consistência bem pastosa, que garante o sucesso desta sobremesa: o autêntico Tiramissú. A receita é do Lucas d´El Peloso, chef do restaurante Villa Roberti, de Belo Horizonte (MG).

Ingredientes:
500 gramas de queijo mascarpone
2 gemas
4 claras
80 gramas de açúcar refinado
100 ml de água
100 gramas de biscoito champanhe
30 gramas de café solúvel
Cacau em pó para polvilhar
Morango e hortelã para decorar

Modo de preparo:
Leve a água e o açúcar ao fogo e deixe ferver até que a mistura se transforme em uma calda com ponto de fio. Em seguida, na batedeira, bata por 4 minutos as 2 gemas com 3 colheres (sopa) da calda ainda quente. Acrescente o mascarpone e bata por mais 2 minutos. Retire da batedeira e reserve. Utilize novamente a batedeira para bater as 4 claras até que estejam em ponto de neve.

Com a batedeira ainda ligada, acrescente aos poucos sobre as claras em neve o restante da calda preparada. Em seguida, desligue a batedeira e envolva o mascarpone reservado sobre as claras, delicadamente, com o auxílio de um fouet (ou colher), até que a mistura fique homogênea. Prepare o café solúvel e umedeça os biscoitos nele.

Montagem:
Numa forma, de preferência com fundo removível, disponha no fundo uma camada de biscoitos champanhe molhados no café solúvel. Em seguida, coloque uma camada do creme preparado. Disponha mais uma camada de biscoitos molhados e finalize com outra camada de creme. Leve a receita para a geladeira por 5 horas e polvilhe cacau em pó na hora de servir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s